Digite no mínimo 3 caracteres!
Defenda-se - por Claudio Junior Rodrigues dos Santos

Você sabe qual é a missão de um Instrutor de Armamento e Tiro?

Ele é o profissional capaz de levar conhecimento técnico e teórico para o uso correto e seguro das armas de fogo

Por: Canal Ideal
28/06/2022 17h51 - Atualizado há um ano
Foto: Arquivo pessoal/Claudio Junior Rodrigues dos Santos
Foto: Arquivo pessoal/Claudio Junior Rodrigues dos Santos

Olá! Antes de começar a falar sobre esse assunto vou me apresentar. Sou Claudio Junior Rodrigues dos Santos, Instrutor de Armamento e Tiro credenciado pela Polícia Federal e Policial Militar. Também sou bacharel em direito e tenho curso de Instrutor de Armamento e Tiro, curso de VCQB - Esperandio Tatical Concept, curso de Combate Veicular e curso de Porte Velado/Extreme Combat Pistol pela Tees Brazil. 

Nesse espaço da coluna Defenda-se vamos tratar sobre assuntos relacionados ao universo do tiro, autodefesa e defesa do lar. Semanalmente vamos abordar assuntos relacionados e que podem contribuir com você leitor. 

Foto: Arquivo pessoal/Claudio Junior Rodrigues dos Santos

Apresentação feita, vamos agora ao nosso conteúdo de hoje!

 

A missão de um Instrutor de Armamento e Tiro (IAT)

Inicialmente é importante esclarecer que existe uma diversidade enorme de subespecialidades de Instrutores de Armamento e Tiro. Nesse sentido, é correto afirmar que as principais podem ser classificadas como Instrutores de Tiro Desportivo, Instrutores de Tiro Defensivo, Instrutores de Tiro Policial ou Militar e os Instrutores Credenciados pela Polícia Federal. Dessas principais modalidades, é no âmbito das três últimas que este autor está inserido.

Independentemente das classificações apontadas, todos os Instrutores têm uma missão em comum, que é dar a direção correta e, acima de tudo, segura àqueles que se propõe a conhecer mais sobre o mundo do tiro. Tudo isso conduzido com muita ética, responsabilidade e legalidade.

Esse profissional devidamente capacitado, além de multiplicador do conhecimento, também é um facilitador do acesso às informações relacionadas ao tema e um construtor da cultura saudável e segura do tiro.

De maneira mais objetiva, o instrutor de tiro tem a responsabilidade de replicar aos seus instruendos o conhecimento técnico e teórico de como manejar, atirar e fazer o uso correto e seguro das armas de fogo. Portanto, ele é o guia que indica o caminho, observa a caminhada e faz a correção da rota, se necessário.

Entretanto, muito além de repassar tal conhecimento e lapidar as habilidades dos novos atiradores, é importante que o IAT possua experiências vividas acerca do assunto que leciona, é a sua vivência operacional que vai consolidar a teoria experimentada e aplicada na prática.

Outra missão tão nobre e importante do instrutor é conscientizar seus alunos sobre as reponsabilidades de possuir e manejar uma arma de fogo, bem como apontar o caminho a ser seguido de acordo com os objetivos de cada instruendo em adquirir este artefato.

Naturalmente, levar o inexperiente a um conhecimento alicerçado sobre a arma de fogo não é tarefa fácil, nem pode ser ofertada por qualquer um, essa atribuição necessita de pessoas capacitadas, compromissadas, sérias que fazem com a alma e o coração, pois não é novidade que o instrumento que está sendo manejado possui suas potencialidades lesivas, logo, toda a instrução deve ser conduzida dentro dos mais rígidos padrões de segurança.

Por fim, cumpre ressaltar que o mundo do tiro é um ambiente extremamente democrático e inclusivo, sendo vivenciado por homens, mulheres, jovens, adultos,  pessoas com condições físicas especiais, etc,  e cabe ao Instrutor de Armamento e Tiro estar pronto e capacitado para recepcionar e instruir esse universo de pessoas que despertaram para essa atividade tão fascinante.

 

 

_____________

A Coluna Defenda-se é escrita por Claudio Junior Rodrigues dos Santos, Instrutor de Armamento e Tiro.

Para saber mais sobre o colunista siga no Instagram @tatical.fire ou pelo Facebook Claudio Santos  

 

 

Veja também

A violência no Brasil e a falência do Estatuto do Desarmamento

Retirar o direito de aquisição de armas do cidadão não demonstrou nenhuma efetividade

Coluna Defenda-se: Revólver ou pistola, qual escolher?

Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções

Se eu ouvir um barulho nos fundos da minha casa, posso dar um tiro para assustar um possível ladrão?

Para se utilizar uma arma de fogo é preciso ter conhecimento, inclusive jurídico, para evitar uma possível prisão

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.